IMPORTANTE!!!

IMPORTANTE!!!
Antes de continuar a visita a este Blog, leia a Licença de Direitos Autorais, no fim da página.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROJETO LUDOTECA - CANTINHO DA DIVERSÃO


PROJETO LUDOTECA

CANTINHO DA DIVERSÃO


Apresentação:
O projeto Cantinho da Diversão visa à implantação de uma Ludoteca dentro da sala de aula, a fim de contribuir para a aprendizagem dos alunos através de jogos e brinquedos educativos dispostos em uma maleta, que será portátil para possibilitar o acesso de todos os alunos da unidade escolar, esta ficará uma semana em cada sala.
Justificativa:
Ludoteca é um ambiente lúdico preparado especialmente para que as crianças brinquem, inventem, expressem seus sentimentos, suas fantasias e desejos, adquirindo novas habilidades e desenvolvendo a imaginação e a autonomia, além de enriquecer as interações sociais.
Para Santos (1995), jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois brincar está presente na humanidade desde o seu início. O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, constituindo-se por isso, em peça importantíssima na sua formação.
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos da unidade escolar um espaço de lazer e aprendizado através de atividades que possibilitem o desenvolvimento intelectual, emocional e social.
Objetivos Específicos:
·           Promover momentos de socialização;
·           Contribuir para a melhoria da aprendizagem;
·           Estimular ações físicas;
·           Construir o conhecimento através do lúdico;
·           Incentivar o trabalho em equipe.
Metodologia:
Em cada sala, será escolhido um cantinho, que vai ser decorado de forma bem atrativa, para que acorde no aluno a criatividade, a curiosidade e o interesse em interagir, despertando o seu lado lúdico.
A maleta, devidamente fechada, ficará no cantinho preparado anteriormente e, todos os dias ou quando achar apropriado, o professor convidará os alunos para visitar o cantinho. O mesmo deverá explicar que a maleta ficará ali por uma semana, depois irá para outra sala, e assim sucessivamente até atingir todas as salas, quando deverá retornar à mesma.
Será sugerido aos alunos de cada turma que construam um brinquedo ou jogo com materiais reciclados e ensinem como se brinca. Esse brinquedo será colocado na maleta para enriquecer ainda mais o cantinho, assim sempre terá novidade quando a maleta retornar para cada turma.
O brinquedo ou jogo poderá ser confeccionado com base no que for sendo trabalhado em sala de aula, de maneira que facilite a compreensão dos alunos e ajude a alcançar os objetivos propostos para cada componente curricular.
Recursos Financeiros:
·           Serão utilizados alguns materiais recicláveis como: garrafas PET, tampinhas, caixas de papelão, caixinhas de fósforo, rolo de papel alumínio, caixas de bombom.
·           Os gastos com os demais materiais para a confecção dos jogos ficará em torno de R$40,00.
Recursos Humanos:
·           Alunos;
·           Professores;
·           Equipe gestora.
Recursos de consumo:
·           Emborrachado (EVA);
·           Papel duplex;
·           Cordão para varal;
·           Papel metro branco;
·           Papel dupla face;
·           Papel camurça;
·           Papel ofício;
·           Papel de presente;
·           Bola de isopor;
·           Isopor;
·           Barbante;
·           Fita adesiva;
·           Cola branca;
·           Pistola de cola quente;
·           Palitos de churrasco e de ;
·           Palitos de picolé;
·           Contact (plástico adesivo);
·           Caneta colorida;
·           Tinta guache;
·           Tesoura;
·           Pincel;
·           Revistas.
Recursos Técnicos:
·           Computador;
·           Impressora.




REFERÊNCIAS
ANIMA-ESEB. Caracterização das ludotecas. Disponível em: <http://anima-eseb.blogspot.com.br/2008/01/as-ludotecas.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

BAÚ DA TIA SÔNIA. Jogos e brincadeiras. Disponível em: <http://baudatiasonia.blogspot.com.br/p/brincadeiras_10.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA. Projeto de implantação da ludoteca. Disponível em: <http://solazzi.blogspot.com.br/2011/09/projeto-de-implantacao-da-ludoteca.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

LEITURA EM AÇÃO. Projeto de implementação da ludoteca. Disponível em: <http://leituraemao.blogspot.com.br/2011/10/projeto-de-implementacao-da-ludoteca.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

NERY, Madson George da Silva. Educação e Corporeidade. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2011.

PORTAL EDUCAÇÃO. Projeto Ludoteca. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/22028/projeto-ludoteca>. Acesso em: 20 fev. 2013.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 apud SABER PEDAGÓGICO. Projeto Ludoteca. Disponível em: <http://saberp.blogspot.com.br/2011/09/projeto-ludoteca.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.




JOGOS PARA A LUDOTECA

JOGOS DAS 4 OPERAÇÕES


MATERIAL: isopor, papel oficio e caneta colorida. Sendo que um dado terá de 1 a 6 e o outro de 5, 6,7, 8, 9, 0.
 COMO JOGAR: o grupo será dividido em duas equipes, o mediador escolhe a operação matemática a ser resolvida. Um a um os participantes se enfrentam, cada um fica com um dado na mão e ao sinal do mediador jogam o dado e o participante que responder primeiro a operação matemática marcará o primeiro ponto.

DOMINÓ


MATERIAL: papelão, tinta guache e caneta.
 COMO JOGAR: este jogo é muito simples bastante parecido com o dominó convencional a diferença e que para se encaixar as peças terá que resolver as operações. Vence quem terminar as pedras primeiro.


PESCARIA


MATERIAL: papel duplex, papelão, palito de churrasco, papel oficio e barbante.
 COMO JOGAR: Dividir a classe em dois grupos para a disputa do jogo; Será sorteado um aluno de cada grupo e assim sucessivamente. Este deverá responder a operação indicada no peixe pescado.

FORMA PALAVRAS

MATERIAL: Cilindro de papelão, contact (plástico adesivo) e palavras impressas.
COMO JOGAR: Gire os elos e forme uma palavra.


BILBOQUÊ

MATERIAL: Garrafa pet, barbante, bolina de isopor e  tinta.
COMO JOGAR: Acertar a bola dentro do funil.

VAI E VEM

MATERIAL: Cordão para varal, garrafa pet, fita adesiva e tinta.
COMO JOGAR: Cada jogador deve segurar um par de argolas nas pontas do brinquedo. Mantendo as tiras esticadas, o primeiro jogador deve abrir os braços, separando as argolas, enquanto o outro mantém os seus braços fechados, enquanto a garrafa pet chega até ele. Repete-se o movimento.

JOGO DE DAMAS

MATERIAL: Papelão, tinta e tampas de garrafa.
COMO JOGAR: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser.

JOGO DA MEMÓRIA

   

MATERIAL: papel de presente, papel dupla face e palito de picolé.
COMO JOGAR: Todas as peças ficam viradas para baixo para que possam encontrar as peças iguais, quem acertar mais peças é o vencedor.


    JOGO DA VELHA

MATERIAL: Eva de várias cores, tampinha garrafa pet, tesoura e cola quente.
COMO JOGAR: Funciona da mesma maneira do tradicional, sendo que um bichinho representará o x e o outro representará o 0.

QUEBRA-CABEÇA
MATERIAL: Caixas de fósforo, uma figura de revista, cola e plástico adesivo.
COMO JOGAR: Interagir com o brinquedo.

RESTA UM DE JOANINHA
MATERIAL: Papelão, tampinhas de garrafa, cola, tinta e fita adesiva.
COMO JOGAR: Movimentam-se as peças em qualquer direção, com a intenção de capturar as peças até restar somente uma no tabuleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário