CURRÍCULO E DIVERSIDADE
Há muito tempo se diz que o Brasil é um país
rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade. Contudo, ao
logo da nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e
exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua
cidadania.
A escola desenvolve um papel social muito
importante no combate ao preconceito, pois é considerada uma das instituições
capazes de promover a educação, assim como reconhecer suas relações com os
aspectos sociais e o grande poder que exerce na formação do sujeito.
Considerar que os sujeitos são diferentes
entre si implica propiciar uma educação baseada em conduções de aprendizagem
que respeitem as diferentes necessidades e ritmos individuais, visando ampliar
e enriquecer suas capacidades, considerando-os como pessoas singulares e com
características próprias.
Sendo assim, torna-se necessário para a
organização de um currículo que comtemple a diversidade, considerando a
existência das diferenças em sociedade e, mais que isso, não apenas identificar
esta diferença, mas também aprender a dialogar com a mesma, desenvolvendo
atividades que abordam essas diferenças de habilidade, conhecimento, gênero,
etnia, credo religioso e tipo físico.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
são documentos que norteiam a Educação Infantil no Ensino Fundamental, onde
constam informações que possibilitam ao educador criar atividades voltadas a
cada série dos anos iniciais. Foi criada pelo MEC com o objetivo de auxiliar o
professor no seu trabalho, fazendo com que as crianças dominem os conhecimentos
necessários para se prepararem como cidadãos capazes e conscientes do seu papel
na sociedade.
Os currículos propostos pelos PCNs são
importantes e úteis ao apoio pedagógico, eles têm grande influência na melhoria
dos planejamentos propostos das atualizações profissionais dos educadores e
para a melhoria da qualidade de ensino. Ao fazer uso desses documentos, o
professor poderá organizar os conteúdos de forma a não só informar, mas de
contribuir na formação de cidadãos críticos e reflexivos de uma sociedade cada
vez mais exigente.
LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III. Coleção Formando Educadores.
Nupre, 2009.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Introdução aos Parâmetros Nacionais /Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: 2001.