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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROJETO LUDOTECA - CANTINHO DA DIVERSÃO


PROJETO LUDOTECA

CANTINHO DA DIVERSÃO


Apresentação:
O projeto Cantinho da Diversão visa à implantação de uma Ludoteca dentro da sala de aula, a fim de contribuir para a aprendizagem dos alunos através de jogos e brinquedos educativos dispostos em uma maleta, que será portátil para possibilitar o acesso de todos os alunos da unidade escolar, esta ficará uma semana em cada sala.
Justificativa:
Ludoteca é um ambiente lúdico preparado especialmente para que as crianças brinquem, inventem, expressem seus sentimentos, suas fantasias e desejos, adquirindo novas habilidades e desenvolvendo a imaginação e a autonomia, além de enriquecer as interações sociais.
Para Santos (1995), jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois brincar está presente na humanidade desde o seu início. O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, constituindo-se por isso, em peça importantíssima na sua formação.
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos da unidade escolar um espaço de lazer e aprendizado através de atividades que possibilitem o desenvolvimento intelectual, emocional e social.
Objetivos Específicos:
·           Promover momentos de socialização;
·           Contribuir para a melhoria da aprendizagem;
·           Estimular ações físicas;
·           Construir o conhecimento através do lúdico;
·           Incentivar o trabalho em equipe.
Metodologia:
Em cada sala, será escolhido um cantinho, que vai ser decorado de forma bem atrativa, para que acorde no aluno a criatividade, a curiosidade e o interesse em interagir, despertando o seu lado lúdico.
A maleta, devidamente fechada, ficará no cantinho preparado anteriormente e, todos os dias ou quando achar apropriado, o professor convidará os alunos para visitar o cantinho. O mesmo deverá explicar que a maleta ficará ali por uma semana, depois irá para outra sala, e assim sucessivamente até atingir todas as salas, quando deverá retornar à mesma.
Será sugerido aos alunos de cada turma que construam um brinquedo ou jogo com materiais reciclados e ensinem como se brinca. Esse brinquedo será colocado na maleta para enriquecer ainda mais o cantinho, assim sempre terá novidade quando a maleta retornar para cada turma.
O brinquedo ou jogo poderá ser confeccionado com base no que for sendo trabalhado em sala de aula, de maneira que facilite a compreensão dos alunos e ajude a alcançar os objetivos propostos para cada componente curricular.
Recursos Financeiros:
·           Serão utilizados alguns materiais recicláveis como: garrafas PET, tampinhas, caixas de papelão, caixinhas de fósforo, rolo de papel alumínio, caixas de bombom.
·           Os gastos com os demais materiais para a confecção dos jogos ficará em torno de R$40,00.
Recursos Humanos:
·           Alunos;
·           Professores;
·           Equipe gestora.
Recursos de consumo:
·           Emborrachado (EVA);
·           Papel duplex;
·           Cordão para varal;
·           Papel metro branco;
·           Papel dupla face;
·           Papel camurça;
·           Papel ofício;
·           Papel de presente;
·           Bola de isopor;
·           Isopor;
·           Barbante;
·           Fita adesiva;
·           Cola branca;
·           Pistola de cola quente;
·           Palitos de churrasco e de ;
·           Palitos de picolé;
·           Contact (plástico adesivo);
·           Caneta colorida;
·           Tinta guache;
·           Tesoura;
·           Pincel;
·           Revistas.
Recursos Técnicos:
·           Computador;
·           Impressora.




REFERÊNCIAS
ANIMA-ESEB. Caracterização das ludotecas. Disponível em: <http://anima-eseb.blogspot.com.br/2008/01/as-ludotecas.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

BAÚ DA TIA SÔNIA. Jogos e brincadeiras. Disponível em: <http://baudatiasonia.blogspot.com.br/p/brincadeiras_10.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA. Projeto de implantação da ludoteca. Disponível em: <http://solazzi.blogspot.com.br/2011/09/projeto-de-implantacao-da-ludoteca.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

LEITURA EM AÇÃO. Projeto de implementação da ludoteca. Disponível em: <http://leituraemao.blogspot.com.br/2011/10/projeto-de-implementacao-da-ludoteca.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.

NERY, Madson George da Silva. Educação e Corporeidade. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2011.

PORTAL EDUCAÇÃO. Projeto Ludoteca. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/22028/projeto-ludoteca>. Acesso em: 20 fev. 2013.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 apud SABER PEDAGÓGICO. Projeto Ludoteca. Disponível em: <http://saberp.blogspot.com.br/2011/09/projeto-ludoteca.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.




JOGOS PARA A LUDOTECA

JOGOS DAS 4 OPERAÇÕES


MATERIAL: isopor, papel oficio e caneta colorida. Sendo que um dado terá de 1 a 6 e o outro de 5, 6,7, 8, 9, 0.
 COMO JOGAR: o grupo será dividido em duas equipes, o mediador escolhe a operação matemática a ser resolvida. Um a um os participantes se enfrentam, cada um fica com um dado na mão e ao sinal do mediador jogam o dado e o participante que responder primeiro a operação matemática marcará o primeiro ponto.

DOMINÓ


MATERIAL: papelão, tinta guache e caneta.
 COMO JOGAR: este jogo é muito simples bastante parecido com o dominó convencional a diferença e que para se encaixar as peças terá que resolver as operações. Vence quem terminar as pedras primeiro.


PESCARIA


MATERIAL: papel duplex, papelão, palito de churrasco, papel oficio e barbante.
 COMO JOGAR: Dividir a classe em dois grupos para a disputa do jogo; Será sorteado um aluno de cada grupo e assim sucessivamente. Este deverá responder a operação indicada no peixe pescado.

FORMA PALAVRAS

MATERIAL: Cilindro de papelão, contact (plástico adesivo) e palavras impressas.
COMO JOGAR: Gire os elos e forme uma palavra.


BILBOQUÊ

MATERIAL: Garrafa pet, barbante, bolina de isopor e  tinta.
COMO JOGAR: Acertar a bola dentro do funil.

VAI E VEM

MATERIAL: Cordão para varal, garrafa pet, fita adesiva e tinta.
COMO JOGAR: Cada jogador deve segurar um par de argolas nas pontas do brinquedo. Mantendo as tiras esticadas, o primeiro jogador deve abrir os braços, separando as argolas, enquanto o outro mantém os seus braços fechados, enquanto a garrafa pet chega até ele. Repete-se o movimento.

JOGO DE DAMAS

MATERIAL: Papelão, tinta e tampas de garrafa.
COMO JOGAR: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser.

JOGO DA MEMÓRIA

   

MATERIAL: papel de presente, papel dupla face e palito de picolé.
COMO JOGAR: Todas as peças ficam viradas para baixo para que possam encontrar as peças iguais, quem acertar mais peças é o vencedor.


    JOGO DA VELHA

MATERIAL: Eva de várias cores, tampinha garrafa pet, tesoura e cola quente.
COMO JOGAR: Funciona da mesma maneira do tradicional, sendo que um bichinho representará o x e o outro representará o 0.

QUEBRA-CABEÇA
MATERIAL: Caixas de fósforo, uma figura de revista, cola e plástico adesivo.
COMO JOGAR: Interagir com o brinquedo.

RESTA UM DE JOANINHA
MATERIAL: Papelão, tampinhas de garrafa, cola, tinta e fita adesiva.
COMO JOGAR: Movimentam-se as peças em qualquer direção, com a intenção de capturar as peças até restar somente uma no tabuleiro.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


As TIC criaram novos espaços de construção do conhecimento, permitindo novas possibilidades de práticas educativas com ambientes inovadores de aprendizagem, tanto para educandos quanto para educadores.

Wikis educativas:
São sistemas de gestão de conteúdos que possibilitam um trabalho colaborativo, ou seja, é um lugar Web que permite que os usuários da mesma adicionem conteúdos, editem e formem interessantes lugares com diversos fundos. Podem criar glossários, armar trabalhos práticos, organizar temas, gerar uma enciclopédia, livros de texto e inclusive realizar anotações.
Essas atividades podem ser desenvolvidas com alunos do 5º ano, que apresentam mais habilidade com as mesmas. Os professores podem promover a criação das Wikis e incentivar os alunos a aprender por meio deste aporte tecnológico.

Sugestões de Wikis:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki ─ É uma ferramenta com meios e finalidades de alta qualidade, que preza o respeito mútuo, propicia oportunidades poderosas para o acesso à informação, cultura e educação, com possibilidades de pesquisas e editar qualquer tipo de arquivo da sua maneira, podendo ser corrigido ou desfeito a qualquer momento.
  • http://pt.wiktionary.org/wiki ─ É um projeto para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncias. Este é escrito colaborativamente por voluntários de todas as partes do mundo.
  • http://pt.wikibooks.org/wiki ─ É um projeto dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre e todos os interessados podem ler ou melhorar um dos 6.924 módulos presentes em 492 Wikilivros, ou produzir novos materiais.

Portais Educacionais
São aqueles ambientes de apoio, de extensão das escolas, de colaboração no processo ensino-aprendizado. Eles têm a função de atender às necessidades de seus visitantes: resolvendo dúvidas, propondo ideias e atividades inovadoras.

Sugestões de Portais Educacionais:

  • http://www.educared.org.br/educa/index.cfm ─ Esse portal reúne uma série de atividades que podem ser aplicadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É um portal totalmente gratuito e aberto com conteúdos exclusivos que apoiam educadores e estudantes na abordagem de temas atuais e desafiadores.
  • http://objetoseducacionais2.mec.gov.br ─ É um portal de acesso público com recursos digitais e cunho pedagógico-educacional, em vários formatos e para todos os níveis de ensino.
  • http://www.klickeducacao.com.br/ ─ Não é um portal totalmente aberto, porém tem conteúdos que contemplam todas as áreas da educação. Na sua parte restrita, oportuniza o cadastro grátis de usuários interessados no universo escolar.

Sites Educacionais:
São materiais digitais oferecidos livre e abertamente, cujo principal propósito é o ensino ou o autoaprendizado. Esses sites são utilizados na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sugestões de Sites Educacionais:

  • http://www.atividadeseducativas.com.br/ ─ Como o próprio nome diz, o site Atividades Educativas reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial. O site é recomendado para todas as idades. Crianças a partir dos 9 anos podem navegar de forma autônoma e explorar bem seus recursos. Crianças menores devem ter o apoio de um adulto para ajudá-las a navegar pelo ambiente.
  • http://revistaescola.abril.com.br ─ O site da revista NOVA ESCOLA é voltado para professores, mas tem também conteúdo que pode ser aproveitado por crianças e adolescentes, como as dicas de estudos e os jogos de matemática. O site pode ser aproveitado principalmente por crianças na faixa de 7 a 10 anos.
  • http://criancas.uol.com.br/ ─ O UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Ele reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios. Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.
Bibliotecas Virtuais:
É o conceito de virtualização das bibliotecas tradicionais. Basicamente se refere à ideia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infraestrutura física, que oferece materiais exclusivamente em formato digital para todas as idades.

Sugestões de Bibliotecas Virtuais:

  • http://www.dominiopublico.gov.br ─ O Portal Domínio Público se propõe a ser uma biblioteca virtual de referência para professores, estudantes e interessados em geral. O ambiente permite o compartilhamento gratuito do conhecimento e promove o acesso às obras artísticas, literárias e científicas em vídeos, fotos e textos que já estejam em domínio público.
  • http://bve.cibec.inep.gov.br/ ─ Outro modelo de biblioteca virtual é a BVE - Biblioteca Virtual de Educação, que também é uma ferramenta de pesquisa de sítios educacionais, do Brasil e do exterior. É voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares. Os arquivos hospedados no site podem ser utilizados em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio.
  • http://www.biblio.com.br/ ─ A Biblioteca Virtual de Literatura disponibiliza as obras em domínio público dos mais importantes autores da nossa Língua para leitura imediata.

REFERÊNCIAS
INFOEDICATIVA. Projeto: Implantação de um ambiente WIKI em uma escola. Disponível em: <http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page= artigo&id=15>. Acesso em: 12 fev. 2013.

PORTAL NORMALIZANDO. As Tecnologias da Informação criando espaços de Construção do Conhecimento. Disponível em: <http://portalnormalizando. blogspot.com.br/2008/09/as-tecnologias-da-informao-criando.html>. Acesso em: 12 fev. 2013.