IMPORTANTE!!!

IMPORTANTE!!!
Antes de continuar a visita a este Blog, leia a Licença de Direitos Autorais, no fim da página.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


As TIC criaram novos espaços de construção do conhecimento, permitindo novas possibilidades de práticas educativas com ambientes inovadores de aprendizagem, tanto para educandos quanto para educadores.

Wikis educativas:
São sistemas de gestão de conteúdos que possibilitam um trabalho colaborativo, ou seja, é um lugar Web que permite que os usuários da mesma adicionem conteúdos, editem e formem interessantes lugares com diversos fundos. Podem criar glossários, armar trabalhos práticos, organizar temas, gerar uma enciclopédia, livros de texto e inclusive realizar anotações.
Essas atividades podem ser desenvolvidas com alunos do 5º ano, que apresentam mais habilidade com as mesmas. Os professores podem promover a criação das Wikis e incentivar os alunos a aprender por meio deste aporte tecnológico.

Sugestões de Wikis:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki ─ É uma ferramenta com meios e finalidades de alta qualidade, que preza o respeito mútuo, propicia oportunidades poderosas para o acesso à informação, cultura e educação, com possibilidades de pesquisas e editar qualquer tipo de arquivo da sua maneira, podendo ser corrigido ou desfeito a qualquer momento.
  • http://pt.wiktionary.org/wiki ─ É um projeto para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncias. Este é escrito colaborativamente por voluntários de todas as partes do mundo.
  • http://pt.wikibooks.org/wiki ─ É um projeto dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre e todos os interessados podem ler ou melhorar um dos 6.924 módulos presentes em 492 Wikilivros, ou produzir novos materiais.

Portais Educacionais
São aqueles ambientes de apoio, de extensão das escolas, de colaboração no processo ensino-aprendizado. Eles têm a função de atender às necessidades de seus visitantes: resolvendo dúvidas, propondo ideias e atividades inovadoras.

Sugestões de Portais Educacionais:

  • http://www.educared.org.br/educa/index.cfm ─ Esse portal reúne uma série de atividades que podem ser aplicadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É um portal totalmente gratuito e aberto com conteúdos exclusivos que apoiam educadores e estudantes na abordagem de temas atuais e desafiadores.
  • http://objetoseducacionais2.mec.gov.br ─ É um portal de acesso público com recursos digitais e cunho pedagógico-educacional, em vários formatos e para todos os níveis de ensino.
  • http://www.klickeducacao.com.br/ ─ Não é um portal totalmente aberto, porém tem conteúdos que contemplam todas as áreas da educação. Na sua parte restrita, oportuniza o cadastro grátis de usuários interessados no universo escolar.

Sites Educacionais:
São materiais digitais oferecidos livre e abertamente, cujo principal propósito é o ensino ou o autoaprendizado. Esses sites são utilizados na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sugestões de Sites Educacionais:

  • http://www.atividadeseducativas.com.br/ ─ Como o próprio nome diz, o site Atividades Educativas reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial. O site é recomendado para todas as idades. Crianças a partir dos 9 anos podem navegar de forma autônoma e explorar bem seus recursos. Crianças menores devem ter o apoio de um adulto para ajudá-las a navegar pelo ambiente.
  • http://revistaescola.abril.com.br ─ O site da revista NOVA ESCOLA é voltado para professores, mas tem também conteúdo que pode ser aproveitado por crianças e adolescentes, como as dicas de estudos e os jogos de matemática. O site pode ser aproveitado principalmente por crianças na faixa de 7 a 10 anos.
  • http://criancas.uol.com.br/ ─ O UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Ele reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios. Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.
Bibliotecas Virtuais:
É o conceito de virtualização das bibliotecas tradicionais. Basicamente se refere à ideia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infraestrutura física, que oferece materiais exclusivamente em formato digital para todas as idades.

Sugestões de Bibliotecas Virtuais:

  • http://www.dominiopublico.gov.br ─ O Portal Domínio Público se propõe a ser uma biblioteca virtual de referência para professores, estudantes e interessados em geral. O ambiente permite o compartilhamento gratuito do conhecimento e promove o acesso às obras artísticas, literárias e científicas em vídeos, fotos e textos que já estejam em domínio público.
  • http://bve.cibec.inep.gov.br/ ─ Outro modelo de biblioteca virtual é a BVE - Biblioteca Virtual de Educação, que também é uma ferramenta de pesquisa de sítios educacionais, do Brasil e do exterior. É voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares. Os arquivos hospedados no site podem ser utilizados em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio.
  • http://www.biblio.com.br/ ─ A Biblioteca Virtual de Literatura disponibiliza as obras em domínio público dos mais importantes autores da nossa Língua para leitura imediata.

REFERÊNCIAS
INFOEDICATIVA. Projeto: Implantação de um ambiente WIKI em uma escola. Disponível em: <http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page= artigo&id=15>. Acesso em: 12 fev. 2013.

PORTAL NORMALIZANDO. As Tecnologias da Informação criando espaços de Construção do Conhecimento. Disponível em: <http://portalnormalizando. blogspot.com.br/2008/09/as-tecnologias-da-informao-criando.html>. Acesso em: 12 fev. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário