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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CURRÍCULO E DIVERSIDADE


CURRÍCULO E DIVERSIDADE

Há muito tempo se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade. Contudo, ao logo da nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.
A escola desenvolve um papel social muito importante no combate ao preconceito, pois é considerada uma das instituições capazes de promover a educação, assim como reconhecer suas relações com os aspectos sociais e o grande poder que exerce na formação do sujeito.
Considerar que os sujeitos são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em conduções de aprendizagem que respeitem as diferentes necessidades e ritmos individuais, visando ampliar e enriquecer suas capacidades, considerando-os como pessoas singulares e com características próprias.
Sendo assim, torna-se necessário para a organização de um currículo que comtemple a diversidade, considerando a existência das diferenças em sociedade e, mais que isso, não apenas identificar esta diferença, mas também aprender a dialogar com a mesma, desenvolvendo atividades que abordam essas diferenças de habilidade, conhecimento, gênero, etnia, credo religioso e tipo físico.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são documentos que norteiam a Educação Infantil no Ensino Fundamental, onde constam informações que possibilitam ao educador criar atividades voltadas a cada série dos anos iniciais. Foi criada pelo MEC com o objetivo de auxiliar o professor no seu trabalho, fazendo com que as crianças dominem os conhecimentos necessários para se prepararem como cidadãos capazes e conscientes do seu papel na sociedade.
Os currículos propostos pelos PCNs são importantes e úteis ao apoio pedagógico, eles têm grande influência na melhoria dos planejamentos propostos das atualizações profissionais dos educadores e para a melhoria da qualidade de ensino. Ao fazer uso desses documentos, o professor poderá organizar os conteúdos de forma a não só informar, mas de contribuir na formação de cidadãos críticos e reflexivos de uma sociedade cada vez mais exigente.

REFERÊNCIAS
LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Introdução aos Parâmetros Nacionais /Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: 2001.

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