Diante da violência que assola as diversas esferas da
sociedade, é urgente pensarmos no papel do professor de geografia como
participante ativo na mudança desta realidade. Nesse contexto o papel do
professor vai além do conhecimento acerca da disciplina, pois sabemos que os
conteúdos estão todos na internet à disposição de todos. Hoje a função do
professor é ensinar o aluno a pensar e a descobrir onde ele pode encontrar as
respostas às perguntas que tem. Esse desafio se intensifica diante das rápidas
e profundas transformações nos mais variados setores da vida contemporânea.
A busca pela melhoria da qualidade do ensino deve ser
uma constante na vida dos educadores, e partindo desta concepção, entende-se
que repensar a ação docente é um desafio cotidiano, principalmente quando se
almeja formar um aluno cidadão, consciente, crítico, ético, criativo e atuante
na sociedade em que vive. O ensino de geografia tem como desafio levar os
educandos a desenvolver a capacidade de leitura da organização espacial do
mundo de modo que estabeleçam uma relação entre estes processos com seu
cotidiano, a fim de perceber-se sujeito influente nas transformações do mundo.
A postura do professor será muito
importante para que o aluno se reconheça como cidadão capaz de exercer esse papel.
Ao trazer para as salas de aula temas atuais, como a violência, as drogas, o
racismo, entre outros, o professor terá a oportunidade de proporcionar aos
alunos momentos de reflexão sobre a sociedade em que vive e a partir daí
perceber-se como parte do todo. Porém será necessário que essa abordagem aconteça
de forma consciente pelo professor, que deve estar preparado para expor os
conceitos, suas causas e consequências, buscando desenvolver no aluno o
discernimento sobre determinado assunto.
O tema globalização, conceito
estruturador da geografia segundo consta nos PCNs, deveria ser explorado no
sentido de fazer com que os alunos percebam que esta também gera violência,
quando fundamentada na competitividade e desrespeito à pluralidade cultural.
Todos nos beneficiamos com a globalização que não é uma opção para a sociedade,
mas um fato imposto pela própria evolução do mundo. Porém, é preciso perceber e
compreender as influências desta em nossa vida pessoal, familiar e social.
Em relação à utilização das TICs
(Tecnologia da Informação e Comunicação), o professor deve evidenciar como o
uso dessas ferramentas são importantes para a obtenção do conhecimento, porém
deve também ressaltar sobre os cuidados que devemos ter ao adquirir tanta
informação e em tão pouco tempo. É necessário desenvolver o senso crítico do
educando quanto à banalização da violência que a mídia tenta passar a todo
instante, visando apenas lucrar com a miséria e o sofrimento vivenciado na
atual sociedade, onde o capitalismo é o principal representante do povo.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Parâmetros Curriculares Nacionais. História
e Geografia - ensino de primeira à quarta série. Brasília. MEC/SEF, 1997.
OLIVEIRA, Wilton Silva. Fundamentos e Didática da Geografia I. Coleção
Formando Educadores. Nupre, 2009.
COSTA, Lucimeire da silva. A
formação do professor de geografia. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/anais/EDU/edu1415.htm.
Acesso em: 22 maios 2012.
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