IMPORTANTE!!!

IMPORTANTE!!!
Antes de continuar a visita a este Blog, leia a Licença de Direitos Autorais, no fim da página.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS


O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS

Diante da violência que assola as diversas esferas da sociedade, é urgente pensarmos no papel do professor de geografia como participante ativo na mudança desta realidade. Nesse contexto o papel do professor vai além do conhecimento acerca da disciplina, pois sabemos que os conteúdos estão todos na internet à disposição de todos. Hoje a função do professor é ensinar o aluno a pensar e a descobrir onde ele pode encontrar as respostas às perguntas que tem. Esse desafio se intensifica diante das rápidas e profundas transformações nos mais variados setores da vida contemporânea.
A busca pela melhoria da qualidade do ensino deve ser uma constante na vida dos educadores, e partindo desta concepção, entende-se que repensar a ação docente é um desafio cotidiano, principalmente quando se almeja formar um aluno cidadão, consciente, crítico, ético, criativo e atuante na sociedade em que vive. O ensino de geografia tem como desafio levar os educandos a desenvolver a capacidade de leitura da organização espacial do mundo de modo que estabeleçam uma relação entre estes processos com seu cotidiano, a fim de perceber-se sujeito influente nas transformações do mundo.
A postura do professor será muito importante para que o aluno se reconheça como cidadão capaz de exercer esse papel. Ao trazer para as salas de aula temas atuais, como a violência, as drogas, o racismo, entre outros, o professor terá a oportunidade de proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a sociedade em que vive e a partir daí perceber-se como parte do todo. Porém será necessário que essa abordagem aconteça de forma consciente pelo professor, que deve estar preparado para expor os conceitos, suas causas e consequências, buscando desenvolver no aluno o discernimento sobre determinado assunto.
O tema globalização, conceito estruturador da geografia segundo consta nos PCNs, deveria ser explorado no sentido de fazer com que os alunos percebam que esta também gera violência, quando fundamentada na competitividade e desrespeito à pluralidade cultural. Todos nos beneficiamos com a globalização que não é uma opção para a sociedade, mas um fato imposto pela própria evolução do mundo. Porém, é preciso perceber e compreender as influências desta em nossa vida pessoal, familiar e social.
Em relação à utilização das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), o professor deve evidenciar como o uso dessas ferramentas são importantes para a obtenção do conhecimento, porém deve também ressaltar sobre os cuidados que devemos ter ao adquirir tanta informação e em tão pouco tempo. É necessário desenvolver o senso crítico do educando quanto à banalização da violência que a mídia tenta passar a todo instante, visando apenas lucrar com a miséria e o sofrimento vivenciado na atual sociedade, onde o capitalismo é o principal representante do povo.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia - ensino de primeira à quarta série. Brasília. MEC/SEF, 1997.
OLIVEIRA, Wilton Silva. Fundamentos e Didática da Geografia I. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
COSTA, Lucimeire da silva. A formação do professor de geografia. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/anais/EDU/edu1415.htm. Acesso em: 22 maios 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário