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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO


MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO

Relatar a trajetória da vida escolar é refletir sobre um novo olhar no âmbito educacional e, acima de tudo, fazer uma retrospectiva do processo formativo, desde a pré-escola até hoje. Ao refletir sobre a postura do educador do passado e do educador do presente, podemos perceber que existem semelhanças no que se refere aos conteúdos. Porém, a grande diferença acontece quanto à metodologia utilizada para passar esses conteúdos e na postura do educador em relação ao educando.
As aulas não eram planejadas com o objetivo de oportunizar o educando a construir seus próprios conhecimentos (como hoje), mas simplesmente para passar os conteúdos a serem aprendidos, pois o professor era o detentor do saber e não admitia ser questionado ou que o aluno se expressasse emitindo sua opinião sobre determinado assunto, a menos quando fosse solicitado na tão famosa "arguição", que era um instrumento utilizado para castigar os alunos que não prestavam atenção à aula ou para obrigar a decorar o assunto.
É claro que às vezes dava certo, pois ao ser obrigado a estudar, acabava aprendendo alguma coisa (pouca coisa), pois só se aprende quando se estuda com prazer e não por ser obrigado, provocando um certo "medo" de algumas disciplinas, como a tão temida "matemática", que até hoje provoca algum tipo de resistência, tanto para quem vai passar o conteúdo como para quem vai aprender.
É importante ressaltar que, apesar desses fatos que acometiam alguns professores do passado, eles foram fundamentais para os educadores do presente, pois através deles foi possível refletir sobre as suas práticas e delas construir sua própria identidade como educador. Portanto, escolher que tipo de educador pretende ser e, principalmente, qual é o seu papel na formação dos cidadãos atuais e do futuro, numa sociedade cada vez mais exigente.

REFERÊNCIA
BARBOSA, Kátia Maria de Aguiar e BOMFIM, Adriana Pereira. Tópicos Especiais em Educação I. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2011.

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