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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A LITERATURA INFANTIL E A MATEMÁTICA


A LITERATURA INFANTIL E A MATEMÁTICA

Sabemos que a literatura é uma das possibilidades que o professor pode utilizar para complementar a sua prática pedagógica, ampliando a abordagem sobre os assuntos a serem trabalhados, visando atingir o máximo dos alunos ao proporcionar que eles se aventurem pelo labirinto de letras e sinais que as divertidas histórias infantis trazem.
É importante que o professor tenha em mente que os livros de literatura devem ter o objetivo de promover a aprendizagem matemática de maneira significativa e divertida. Não existem normas rígidas para a escolha, é ideal que o professor perceba e descubra livros que despertem o interesse dos alunos e também atenda aos objetivos pensados pelo professor.
Existem variados livros com conceitos como contagem, formas, figuras geométricas, simetrias, classificações e outros que o professor pode trabalhar em sala de aula. Para Gailley (apud SMOOLE et al, 2004, p. 12-14), os livros infantis podem ser agrupados em quatro categorias: Livros de contagem ou livros de números; livros de histórias variadas; livros conceituais e livros de charadas.
O livro escolhido para o desenvolvimento desta atividade foi "A Menina do Leite", uma fábula de Monteiro Lobato, que classifica-se como livro de histórias variadas, possibilitando a exploração de conceitos matemáticos, tais como adição, subtração, multiplicação e divisão numa divertida história transmitida pela fantástica imaginação de Laurinha, personagem principal. Através desta história, o professor poderá trabalhar as quatro operações de forma mais interessante por meio das diversas situações apresentadas no texto.


SITUAÇÃO DIDÁTICA: TRABALHANDO A HISTÓRIA DA
 MENINA DO LEITE

Ano:

Conteúdo: Operações

Objetivos:
·           Identificar as ideias matemáticas que aparecem no texto;
·           Desenvolver o raciocínio matemático dos alunos;
·           Resolver problemas que considerem características das operações e da relação entre ambas.

Tempo estimado: 5 aulas

METODOLOGIA

1º Momento
·           Apresentar o livro para a turma, mostrando que se trata de uma fábula de Monteiro lobato e perguntando se eles conhecem;
·           Contar parte da história e deixar que eles digam o que acham que vai acontecer, permitindo que façam inferências e criem expectativa sobre o que vai ser lido;
·           Depois da leitura, perguntar o que eles acharam da história, se gostaram do final e  quais foram os trechos da história que não entenderam.

2º Momento
Pedir que eles apontem as ideias matemáticas que aparecerem no texto e registrem em seus cadernos para discutir com seus colegas.

3º Momento
Propor que façam um cartaz anunciando os produtos que Laurinha pretendia vender, estilando preços.

4º Momento
Pedir para que escrevam as expressões matemáticas que traduza os trechos citados. Ex.: duzentos ovos por ano, quatro vezes cinco, etc.

5º Momento
Problematizações:
·                O que significa Laurinha dizer que antes de um mês já tem uma dúzia de pintos, sendo que ela vai comprar 12 ovos?
·                Qual operação matemática deve ser realizada para resolver a situação descrita no trecho: "[...] Cinco frangas e cinco frangos. Vendo os frangos e crio as frangas que crescem e viram ótimas botadeiras de 200 ovos por ano cada uma. Cinco mil ovos!"
·                Como você pode explicar este trecho: "Vendo os galos. A quatro reais cada um - quatro vezes cinco, dois - Dois mil reais!"

AVALIAÇÃO

Sabemos que o aprender envolve o desenvolvimento, o interesse e a curiosidade do educando e isso exige do professor uma postura de observação, análise e reflexão das atitudes das crianças nas situações em sala de aula. Dessa forma a avaliação será processual, observando em cada momento que estratégias foram utilizadas para o desenvolvimento das atividades, onde cada um teve mais dificuldade e facilidade para resolver, sinalizando os pontos positivos e negativos dos objetos traçados.

REFERÊNCIAS
BARBOSA, Kátia Maria de Aguiar. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Rompendo armadilhas: matemática e texto literário. Disponível em: <http:// http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss06_01.pdf>. Acesso em: 04 jan 2012.
TOPÁZIO, Joseane de Almeida e COSTA, Shirley Conceição. Fundamentos e Didática da Matemática II. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2010.


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