A LITERATURA INFANTIL E A MATEMÁTICA
Sabemos que a literatura é uma das possibilidades que o professor pode
utilizar para complementar a sua prática pedagógica, ampliando a abordagem
sobre os assuntos a serem trabalhados, visando atingir o máximo dos alunos ao
proporcionar que eles se aventurem pelo labirinto de letras e sinais que as
divertidas histórias infantis trazem.
É importante que o professor tenha em mente que os livros de literatura
devem ter o objetivo de promover a aprendizagem matemática de maneira
significativa e divertida. Não existem normas rígidas para a escolha, é ideal
que o professor perceba e descubra livros que despertem o interesse dos alunos
e também atenda aos objetivos pensados pelo professor.
Existem variados livros com conceitos como contagem, formas, figuras
geométricas, simetrias, classificações e outros que o professor pode trabalhar
em sala de aula. Para Gailley (apud
SMOOLE et al, 2004, p. 12-14), os
livros infantis podem ser agrupados em quatro categorias: Livros de contagem ou
livros de números; livros de histórias variadas; livros conceituais e livros de
charadas.
O livro escolhido para o desenvolvimento desta atividade foi "A
Menina do Leite", uma fábula de Monteiro Lobato, que classifica-se como livro
de histórias variadas, possibilitando a exploração de conceitos matemáticos,
tais como adição, subtração, multiplicação e divisão numa divertida história
transmitida pela fantástica imaginação de Laurinha, personagem principal.
Através desta história, o professor poderá trabalhar as quatro operações de
forma mais interessante por meio das diversas situações apresentadas no texto.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: TRABALHANDO A
HISTÓRIA DA
MENINA DO LEITE
Ano: 5º
Conteúdo: Operações
Objetivos:
·
Identificar
as ideias matemáticas que aparecem no texto;
·
Desenvolver
o raciocínio matemático dos alunos;
·
Resolver
problemas que considerem características das operações e da relação entre
ambas.
Tempo estimado: 5 aulas
METODOLOGIA
1º Momento
·
Apresentar
o livro para a turma, mostrando que se trata de uma fábula de Monteiro lobato e
perguntando se eles conhecem;
·
Contar
parte da história e deixar que eles digam o que acham que vai acontecer,
permitindo que façam inferências e criem expectativa sobre o que vai ser lido;
·
Depois da
leitura, perguntar o que eles acharam da história, se gostaram do final e quais foram os trechos da história que não
entenderam.
2º Momento
Pedir que eles apontem as ideias matemáticas que aparecerem no texto e
registrem em seus cadernos para discutir com seus colegas.
3º Momento
Propor que façam um cartaz anunciando os produtos que Laurinha pretendia
vender, estilando preços.
4º Momento
Pedir para que escrevam as expressões matemáticas que traduza os trechos
citados. Ex.: duzentos ovos por ano, quatro vezes cinco, etc.
5º Momento
Problematizações:
·
O que
significa Laurinha dizer que antes de um mês já tem uma dúzia de pintos, sendo
que ela vai comprar 12 ovos?
·
Qual
operação matemática deve ser realizada para resolver a situação descrita no
trecho: "[...] Cinco frangas e cinco frangos. Vendo os frangos e crio as
frangas que crescem e viram ótimas botadeiras de 200 ovos por ano cada uma.
Cinco mil ovos!"
·
Como você
pode explicar este trecho: "Vendo os galos. A quatro reais cada um -
quatro vezes cinco, dois - Dois mil reais!"
AVALIAÇÃO
Sabemos que o aprender envolve o desenvolvimento, o interesse e a
curiosidade do educando e isso exige do professor uma postura de observação,
análise e reflexão das atitudes das crianças nas situações em sala de aula.
Dessa forma a avaliação será processual, observando em cada momento que
estratégias foram utilizadas para o desenvolvimento das atividades, onde cada
um teve mais dificuldade e facilidade para resolver, sinalizando os pontos
positivos e negativos dos objetos traçados.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Kátia Maria
de Aguiar. Estágio Supervisionado no
Ensino Fundamental. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
SOUZA, Ana Paula
Gestoso de. Rompendo armadilhas:
matemática e texto literário. Disponível em: <http:// http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss06_01.pdf>. Acesso em: 04 jan 2012.
TOPÁZIO, Joseane de
Almeida e COSTA, Shirley Conceição.
Fundamentos e Didática da Matemática II. Coleção Formando Educadores.
Nupre, 2010.
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