IMPORTANTE!!!

IMPORTANTE!!!
Antes de continuar a visita a este Blog, leia a Licença de Direitos Autorais, no fim da página.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR GEOGRAFIA NO MUNDO ATUAL


A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR GEOGRAFIA NO MUNDO ATUAL

"É preciso conhecer o espaço para nele se organizar, para nele sobreviver." (Yves Lacoste)

A contribuição da geografia na análise espacial do cotidiano tem demonstrado o processo de evolução que a ciência ganhou ao longo da história. Durante muito tempo, os estudos geográficos se manifestavam de tal forma a compreender apenas as manifestações espaciais ocorridas por conta da atuação do homem através do trabalho. Com a inserção do capitalismo, nos modos de produção, ocorre uma transformação na vida dos indivíduos que, por conseguinte, irá transformar de forma radical a forma de enxergar a vida da sociedade, além da relação de trabalho.
Estudar geografia na atualidade requer uma série de analogias que não se dá meramente na escala local. O processo de evolução do capitalismo mostrou que nas grandes navegações passou a existir uma interferência externa para a construção do espaço geográfico brasileiro, por exemplo. A escolha da área para a produção de cana de açúcar constitui em uma empreitada de elementos internacionais, atuando dentro de uma perspectiva local.
A vida do cotidiano é amplamente influenciada pelas imposições do mundo sobre os lugares. Isto implica dizer que o dia a dia está fortemente entrelaçado de fenómenos globais que se fazem presentes devido à força centralizadora e organizadora do capitalismo que está cada vez mais mundializado. A dinâmica imposta pelo capitalismo trouxe à tona a forte influência que o local recebe do global e vice-versa. Um exemplo disso é a compra de um veículo em Salvador, mas que possui peças de vários países como Japão, México e Estados Unidos.
Dentro da sala de aula evidenciamos também a presença do global no local. Nas aulas nos referimos, em todos os momentos, a fatos ou fenômenos internacionais que ajudam a explicar acontecimentos locais, como por exemplo o aquecimento global, que interfere diretamente no clima em diversas áreas do planeta. Dentro dessa ótica se faz necessário ter clareza de que o local é influenciado pelo global, assim como este também é influenciado pelas particularidades dos lugares, um dos fundamentos da Geografia Crítica.
Será relevante conhecer e compreender as características do meio em que se vive, e consequentemente o cotidiano, ampliando o entendimento da complexidade do mundo atual. O espaço traz em si as condições naturais de sua formação, que se manifestem de maneiras variadas nos diversos lugares, de acordo com a possibilidade de uso que decorrem da ação humana com suas características sociais, culturais e econômicas e, consequentemente, com as suas formas de organização. É a partir do cotidiano que os alunos perceberam os diversos lugares que compõem a geografia, ampliando a dimensão limitada que às vezes se tem dela.

REFERÊNCIA
OLIVEIRA, Wilton Silva. Fundamentos e Didática da Geografia I. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.




Um comentário: