IMPORTANTE!!!

IMPORTANTE!!!
Antes de continuar a visita a este Blog, leia a Licença de Direitos Autorais, no fim da página.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O PROCESSO DE SELEÇÃO DO CONTEÚDO CURRICULAR


O PROCESSO DE SELEÇÃO DO CONTEÚDO CURRICULAR

O estudo sobre a origem da palavra “currículo” já o coloca como elemento que possui relação com a vida do sujeito, ou seja, o currículo possui relação direta com a realidade, desejos e com a própria história e contexto do aluno, aspectos que tornam este conceito um elemento norteador da prática pedagógica. Desta forma é importante destacar que o currículo não pode ser compreendido apenas como elemento organizador das práticas escolares, mas num sentido mais amplo, como mediador entre a escola e a sociedade, aquela que possibilita a construção da ação pedagógica através de interações entre os conhecimentos na prática social e aquelas que são transformados na prática escolar.
Falar em currículo escolar é falar também na vida do aluno e da escola em constante e dinâmica ação, ou seja, educandos e educadores, no espaço escolar, constroem e formam, através de processos de valorização e do cotidiano que vivenciam o currículo dos alunos. Todas as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola constituem elementos essenciais e de mesma importância na formação do currículo escolar, o qual interfere de maneira significativa na formação do caráter e da personalidade dos alunos, bem como na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
Sendo assim para uma escola ser consciente e democrática, será necessário elencar propostas pedagógicas e conteúdos que considerem que os sujeitos são diferentes entre si, proporcionando uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem as diferentes necessidades e ritmos individuais, visando ampliar e enriquecer suas capacidades, considerando-os como pessoas singulares e com características próprias. Portanto uma escola voltada para a construção de uma cidadania consciente e ativa, oferecendo aos alunos as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente às transformações em curso e incorporar-se na vida particular e sócio-política, cada vez mais necessária.

REFERÊNCIAS
HAMZE, Amélia. O currículo e a aprendizagem. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-curriculo-aprendizagem.htm>. Acesso em: 06 ago. 2012
LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
LOPES, Maria Inácia. Critérios para seleção de conteúdos. Disponível em: <http://WWW.ceped.ueg.br/anais/Iedipe/Gt9/18-criterios.htm>. Acesso em: 06 ago. 2012
PINTO, Fernanda Diogo Valente. Pesquisa e Prática Pedagógica IV. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário