O PROCESSO DE SELEÇÃO
DO CONTEÚDO CURRICULAR
O estudo sobre a origem da palavra
“currículo” já o coloca como elemento que possui relação com a vida do sujeito,
ou seja, o currículo possui relação direta com a realidade, desejos e com a
própria história e contexto do aluno, aspectos que tornam este conceito um
elemento norteador da prática pedagógica. Desta forma é importante destacar que
o currículo não pode ser compreendido apenas como elemento organizador das
práticas escolares, mas num sentido mais amplo, como mediador entre a escola e
a sociedade, aquela que possibilita a construção da ação pedagógica através de
interações entre os conhecimentos na prática social e aquelas que são
transformados na prática escolar.
Falar em currículo escolar é falar também na
vida do aluno e da escola em constante e dinâmica ação, ou seja, educandos e
educadores, no espaço escolar, constroem e formam, através de processos de
valorização e do cotidiano que vivenciam o currículo dos alunos. Todas as
atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola constituem
elementos essenciais e de mesma importância na formação do currículo escolar, o
qual interfere de maneira significativa na formação do caráter e da
personalidade dos alunos, bem como na formação de cidadãos críticos e
conscientes do seu papel na sociedade.
Sendo assim para uma escola ser consciente e
democrática, será necessário elencar propostas pedagógicas e conteúdos que
considerem que os sujeitos são diferentes entre si, proporcionando uma educação
baseada em condições de aprendizagem que respeitem as diferentes necessidades e
ritmos individuais, visando ampliar e enriquecer suas capacidades,
considerando-os como pessoas singulares e com características próprias.
Portanto uma escola voltada para a construção de uma cidadania consciente e ativa,
oferecendo aos alunos as bases culturais que lhes permitam identificar e
posicionar-se frente às transformações em curso e incorporar-se na vida
particular e sócio-política, cada vez mais necessária.
REFERÊNCIAS
HAMZE, Amélia. O currículo e a aprendizagem. Disponível em:
<http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-curriculo-aprendizagem.htm>.
Acesso em: 06 ago. 2012
LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III.
Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
LOPES, Maria Inácia. Critérios para seleção de conteúdos. Disponível em:
<http://WWW.ceped.ueg.br/anais/Iedipe/Gt9/18-criterios.htm>. Acesso em: 06 ago. 2012
PINTO, Fernanda Diogo Valente. Pesquisa e Prática Pedagógica IV. Coleção
Formando Educadores. Nupre, 2010.
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