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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil tem enfrentado, ao longo dos últimos anos, desafios pelo reconhecimento da função pedagógica e dúvidas em relação à elaboração de um currículo que tenha objetivos claros em relação à formação infantil e que dê conta das mais diversas competências. Ela é considerada um espaço privilegiado para o ensino das bases da Matemática, que nesta etapa deve visar à construção de um saber que capacite nossas crianças a pensar e a refletir sobre a realidade, assim como a agir e a transformá-la.
Considerando que a criança desde o seu nascimento está inserida num ambiente em que o número faz parte do cotidiano, podemos dizer que a criança constrói seus conhecimentos matemáticos (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.
Portanto, as crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. Por isso é indispensável que a Matemática resgate a bagagem de conhecimentos que o aluno já possui mesmo antes de ingressar na escola. Esses conhecimentos informais trazidos de suas vivências deverão ser estimulados durante a Educação Infantil.
A função da escola é incorporar a formalização a esses conhecimentos prévios, procurando dar outros significados, ampliando assim, dialeticamente, o universo do aluno, sendo o professor o principal mediador desse processo, visto que, ser orientador do processo de crescimento e condutor de seres iniciantes, mas com enorme potencial de aprendizagem, é uma difícil missão e de grande responsabilidade, exigindo uma constante formação.
Trabalhar com Matemática, de acordo com as novas propostas curriculares, fazendo com que o aluno seja sujeito da construção de seu próprio conhecimento, requer que o professor domine não só o conteúdo a ser ensinado como também a forma e as estratégias utilizadas pelos alunos para aprender, pois as experiências dos primeiros anos da Educação Infantil exercem forte influência em todos os anos seguintes, porque

"o modo como as necessidades foram atendidas na infância tem influência direta no tipo de adulto que a pessoa se torna, pois é a partir daí que obtém informações de si mesma, dos outros e da sua aceitação no mundo." (CASTRO, 1998, p.18)

De acordo com o RCNEI, o trabalho com noções matemáticas na Educação Infantil atende, por um lado, as necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento do mundo. Matemática - V.3. Brasília: MEC,1998.
CASTRO apud COSTA, Shirley e TOPÁZIO, Joseane. Estudos da Matemática na Educação Infantil. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2010.
COSTA, Shirley e TOPÁZIO, Joseane. Estudos da Matemática na Educação Infantil. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2010.



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