A MATEMÁTICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Infantil tem enfrentado, ao longo
dos últimos anos, desafios pelo reconhecimento da função pedagógica e dúvidas
em relação à elaboração de um currículo que tenha objetivos claros em relação à
formação infantil e que dê conta das mais diversas competências. Ela é
considerada um espaço privilegiado para o ensino das bases da Matemática, que
nesta etapa deve visar à construção de um saber que capacite nossas crianças a
pensar e a refletir sobre a realidade, assim como a agir e a transformá-la.
Considerando que a criança desde o seu
nascimento está inserida num ambiente em que o número faz parte do cotidiano,
podemos dizer que a criança constrói seus conhecimentos matemáticos (contagem,
relações quantitativas e espaciais, etc.) a partir das experiências
proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas
que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser
compartilhados.
Portanto, as crianças têm e podem ter várias
experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer
descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico,
situar-se e localizar-se espacialmente. Por isso é indispensável que a
Matemática resgate a bagagem de conhecimentos que o aluno já possui mesmo antes
de ingressar na escola. Esses conhecimentos informais trazidos de suas
vivências deverão ser estimulados durante a Educação Infantil.
A função da escola é incorporar a
formalização a esses conhecimentos prévios, procurando dar outros significados,
ampliando assim, dialeticamente, o universo do aluno, sendo o professor o
principal mediador desse processo, visto que, ser orientador do processo de
crescimento e condutor de seres iniciantes, mas com enorme potencial de
aprendizagem, é uma difícil missão e de grande responsabilidade, exigindo uma
constante formação.
Trabalhar com Matemática, de acordo com as
novas propostas curriculares, fazendo com que o aluno seja sujeito da
construção de seu próprio conhecimento, requer que o professor domine não só o
conteúdo a ser ensinado como também a forma e as estratégias utilizadas pelos
alunos para aprender, pois as experiências dos primeiros anos da Educação
Infantil exercem forte influência em todos os anos seguintes, porque
"o
modo como as necessidades foram atendidas na infância tem influência direta no
tipo de adulto que a pessoa se torna, pois é a partir daí que obtém informações
de si mesma, dos outros e da sua aceitação no mundo." (CASTRO, 1998, p.18)
De acordo com o RCNEI, o trabalho com noções
matemáticas na Educação Infantil atende, por um lado, as necessidades das
próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados
domínios do pensamento; por outro lado, corresponde a uma necessidade social de
instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que
exige diferentes conhecimentos e habilidades.
BRASIL.
Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil: conhecimento do mundo. Matemática - V.3. Brasília:
MEC,1998.
CASTRO
apud COSTA, Shirley e TOPÁZIO,
Joseane. Estudos da Matemática na
Educação Infantil. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2010.
COSTA,
Shirley e TOPÁZIO, Joseane. Estudos da
Matemática na Educação Infantil. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário