UM OLHAR SOBRE A
DIVERSIDADE
O termo diversidade está ligado aos conceitos de
pluralidade, multiplicidade e diz respeito à variedade e convivência de ideias,
características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto,
situação ou ambiente. Sendo assim não podemos falar em ambiente escolar sem
falar em diversidade, pois cada ser humano possui características próprias que
devem ser respeitadas.
Embora a escola não seja o único lugar onde acontece a
educação, é lá onde se encontra a maior diversidade cultural e também é o local
mais discriminador. Tanto é assim que existem escolas para ricos e pobres, de
boa e má qualidade respectivamente. Por isso trabalhar as diferenças é um
desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um
facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Trabalhar com a diversidade não é tarefa fácil, porque
para lidar as diferenças é necessário compreender como elas se manifestam e em
que contexto. Portanto, pensar uma educação escolar que integre as várias
questões que envolvem a diversidade significa progredir na discussão a respeito
das desigualdades sociais, das diferenças raciais, culturais, físicas e/ou
psicológicas dentre outras e no direito de ser diferente, ampliando assim, as
propostas curriculares do país, buscando uma educação de qualidade para todos.
Com isso será extremamente importante que os
profissionais em educação reconheçam na própria pratica cotidiana da escola
indícios de uma educação multicultural, uma vez que a sala de aula representa
um pequeno universo daquilo que é a realidade da nossa sociedade e a escola
precisa dispor de um repertório de temas que relacionem história, cultura,
sociedade, bem como as múltiplas inteligências existentes, para que assim possa
exercer sua função social de forma legitima e integrada à realidade.
"No momento atual, as questões culturais não podem ser ignorados
pelos educadores, sob o risco de que a escola cada vez se distancie mais dos
universos simbólicos das crianças e jovens de hoje". [...] (CANDAU, 2000,
p.41)
Vale ressaltar que construir uma escola que seja
inclusiva não é fácil. É preciso considerar que os sujeitos são diferentes
entre si, isso implica propiciar uma educação baseada em condições de
aprendizagem que respeite as diferentes necessidades e ritmos individuais,
visando ampliar e enriquecer suas capacidades, considerando-os como pessoas
singulares e com características próprias.
"A articulação das abordagens antropológicas e psicanalíticas da
diferença nos permite entender que a diferença é parte constituída dos sistemas
culturais e da subjetividade, não podendo ser apagada". [...] (MACÊDO,
2006, p.121)
Portanto torna-se necessário a organização de um
currículo que contemple a diversidade, considerando a existência das diferenças
em sociedade e, mais que isso, não apenas identificar esta diferença, mas
também aprender a dialogar com a mesma.
REFERÊNCIAS
CANDAU apud LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III.
Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009, p. 51.
COSTA, Cirlandia
Rouseline Almeida. A Escola e a
Diversidade. Filed Under Estudantes. Posted on julho 2, 2008.
LEMOS, Hozana Carla
Freitas de. Pesquisa e Prática
Pedagógica III. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
MACÊDO apud LEMOS,
Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e
Prática Pedagógica III. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: Introdução aos
Parâmetros Nacionais /Ministério da Educação. Secretaria da Educação
Fundamental. 3ª ed. Brasília: 2001.
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