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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

UM OLHAR SOBRE A DIVERSIDADE


UM OLHAR SOBRE A DIVERSIDADE

O termo diversidade está ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade e diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Sendo assim não podemos falar em ambiente escolar sem falar em diversidade, pois cada ser humano possui características próprias que devem ser respeitadas.
Embora a escola não seja o único lugar onde acontece a educação, é lá onde se encontra a maior diversidade cultural e também é o local mais discriminador. Tanto é assim que existem escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade respectivamente. Por isso trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Trabalhar com a diversidade não é tarefa fácil, porque para lidar as diferenças é necessário compreender como elas se manifestam e em que contexto. Portanto, pensar uma educação escolar que integre as várias questões que envolvem a diversidade significa progredir na discussão a respeito das desigualdades sociais, das diferenças raciais, culturais, físicas e/ou psicológicas dentre outras e no direito de ser diferente, ampliando assim, as propostas curriculares do país, buscando uma educação de qualidade para todos.
Com isso será extremamente importante que os profissionais em educação reconheçam na própria pratica cotidiana da escola indícios de uma educação multicultural, uma vez que a sala de aula representa um pequeno universo daquilo que é a realidade da nossa sociedade e a escola precisa dispor de um repertório de temas que relacionem história, cultura, sociedade, bem como as múltiplas inteligências existentes, para que assim possa exercer sua função social de forma legitima e integrada à realidade.
"No momento atual, as questões culturais não podem ser ignorados pelos educadores, sob o risco de que a escola cada vez se distancie mais dos universos simbólicos das crianças e jovens de hoje". [...] (CANDAU, 2000, p.41)
Vale ressaltar que construir uma escola que seja inclusiva não é fácil. É preciso considerar que os sujeitos são diferentes entre si, isso implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeite as diferentes necessidades e ritmos individuais, visando ampliar e enriquecer suas capacidades, considerando-os como pessoas singulares e com características próprias.
"A articulação das abordagens antropológicas e psicanalíticas da diferença nos permite entender que a diferença é parte constituída dos sistemas culturais e da subjetividade, não podendo ser apagada". [...] (MACÊDO, 2006, p.121)
Portanto torna-se necessário a organização de um currículo que contemple a diversidade, considerando a existência das diferenças em sociedade e, mais que isso, não apenas identificar esta diferença, mas também aprender a dialogar com a mesma.

REFERÊNCIAS
CANDAU apud LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009, p. 51.
COSTA, Cirlandia Rouseline Almeida. A Escola e a Diversidade. Filed Under Estudantes. Posted on julho 2, 2008.
LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
MACÊDO apud LEMOS, Hozana Carla Freitas de. Pesquisa e Prática Pedagógica III. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Introdução aos Parâmetros Nacionais /Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: 2001.


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