PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Necessidade Educacional Especial: Surdez
Objetivos:
·
Identificar o grau de
surdez que o aluno apresenta para saber como ele se comunica;
·
Estabelecer uma
relação de confiança com o aluno, bem como com sua família;
·
Promover situações
que preparem a comunidade escolar para receber os alunos incluídos,
esclarecendo que são pessoas capazes, com direito de frequentar a escola
regular;
·
Incentivar a
aproximação dos alunos, para que a integração seja recíproca;
·
Familiarizar os
alunos com a língua de sinais, promovendo palestras na escola.
Ações Interventivas:
·
Manter um diálogo com
as famílias dos alunos para saber o grau de surdez, como ele se comunica, quais
os gestos e sinais que ele desenvolveu em casa ou se ele já sabe a língua de
sinais, enfim, compreendê-lo para se fazer compreender por ele;
·
Durante as aulas,
sentar o aluno em local que possa ver o professor, em especial seu rosto
iluminado e de frente, pois isto facilita a leitura orofacial, bem como a
"leitura das outras pistas visuais"(língua de sinais, gestos, expressões
faciais e corporais);
·
Realizar atividades
em grupos que facilitam a interação com os colegas, como jogos materiais
manipuláveis, entre outros;
·
Se possível, trazer
um professor de LIBRAS para que a turma conheça e aprenda a língua de sinais e
assim promover também a inclusão dos alunos que não apresentam surdez,
possibilitando maior interação.
Estratégias Metodológicas:
·
Atividade no espelho,
desenhando a si mesmo, explorando fatos, diálogo em LIBRAS (se possível) e por
escrito sobre sua identidade;
·
Passeios e visitas em
lugares variados para colher informações que deverão ser registradas;
·
Dramatizar cenas
familiares, imitar animais, profissões, temas cotidianos e temas da literatura
infantil;
·
Cantar em língua de
sinais, explorando o significado da letra da música, envolvendo a expressão
facial e corporal dos alunos;
·
Dançar explorando o
ritmo e o significado das canções representadas;
·
Criar histórias em
quadrinhos na sala;
·
Confeccionar painéis
evidenciando a língua de sinais;
·
Criar maquetes,
jogos, redações, pesquisas, entrevistas e trabalhos manuais;
·
Identificar como o
aluno se comunica e se ele já domina a língua de sinais;
·
Promover situações
que preparem a comunidade escolar para receber os alunos incluídos,
esclarecendo que são pessoas capazes, com direito de frequentar a escola
regular;
·
Incentivar a aproximação
dos alunos, para que a integração seja recíproca;
Recursos Didáticos:
·
Espelho;
·
Canetas coloridas;
·
Tinta guache/pincel
·
Cartolina/papel
ofício/papel metro;
·
Livros variados;
·
Som;
·
CDs;
·
Caderno;
·
Recursos humanos
(professor/aluno)
Duração:
·
1 ano
REFERÊNCIAS
BRASIL. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998: Volume 1: Introdução
OLIVEIRA, Maria Lúcia Dantas
de. Educação Inclusiva. Coleção
Formando Educadores. Nupre, 2009.
Maravilhoso seu projeto!!!!!!!
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