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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - NECESSIDADE ESPECIAL: SURDEZ


PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Necessidade Educacional Especial: Surdez

Objetivos:

·         Identificar o grau de surdez que o aluno apresenta para saber como ele se comunica;
·         Estabelecer uma relação de confiança com o aluno, bem como com sua família;
·        Promover situações que preparem a comunidade escolar para receber os alunos incluídos, esclarecendo que são pessoas capazes, com direito de frequentar a escola regular;
·        Incentivar a aproximação dos alunos, para que a integração seja recíproca;
·        Familiarizar os alunos com a língua de sinais, promovendo palestras na escola.

Ações Interventivas:

·         Manter um diálogo com as famílias dos alunos para saber o grau de surdez, como ele se comunica, quais os gestos e sinais que ele desenvolveu em casa ou se ele já sabe a língua de sinais, enfim, compreendê-lo para se fazer compreender por ele;
·         Durante as aulas, sentar o aluno em local que possa ver o professor, em especial seu rosto iluminado e de frente, pois isto facilita a leitura orofacial, bem como a "leitura das outras pistas visuais"(língua de sinais, gestos, expressões faciais e corporais);
·         Realizar atividades em grupos que facilitam a interação com os colegas, como jogos materiais manipuláveis, entre outros;
·         Se possível, trazer um professor de LIBRAS para que a turma conheça e aprenda a língua de sinais e assim promover também a inclusão dos alunos que não apresentam surdez, possibilitando maior interação.

Estratégias Metodológicas:

·         Atividade no espelho, desenhando a si mesmo, explorando fatos, diálogo em LIBRAS (se possível) e por escrito sobre sua identidade;
·         Passeios e visitas em lugares variados para colher informações que deverão ser registradas;
·         Dramatizar cenas familiares, imitar animais, profissões, temas cotidianos e temas da literatura infantil;
·         Cantar em língua de sinais, explorando o significado da letra da música, envolvendo a expressão facial e corporal dos alunos;
·         Dançar explorando o ritmo e o significado das canções representadas;
·         Criar histórias em quadrinhos na sala;
·         Confeccionar painéis evidenciando a língua de sinais;
·         Criar maquetes, jogos, redações, pesquisas, entrevistas e trabalhos manuais;
·         Identificar como o aluno se comunica e se ele já domina a língua de sinais;
·        Promover situações que preparem a comunidade escolar para receber os alunos incluídos, esclarecendo que são pessoas capazes, com direito de frequentar a escola regular;
·        Incentivar a aproximação dos alunos, para que a integração seja recíproca;

Recursos Didáticos:
·         Espelho;
·         Canetas coloridas;
·         Tinta guache/pincel
·         Cartolina/papel ofício/papel metro;
·         Livros variados;
·         Som;
·         CDs;
·         Caderno;
·         Recursos humanos (professor/aluno)

Duração:
·         1 ano

REFERÊNCIAS

BRASIL. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998: Volume 1: Introdução
OLIVEIRA, Maria Lúcia Dantas de. Educação Inclusiva. Coleção Formando Educadores. Nupre, 2009.
REVISTA NOVA ESCOLA. “Inclusão”, nº. 244, Abril: ago.2011. 

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